Contador eletrônico ou eletromecânico: qual escolher?

Você sabe quais são as diferenças entre os contadores eletrônico e eletromecânico e por que eles são importantes para o chão de fábrica? Confira os detalhes sobre o assunto neste post!

Com as evoluções tecnológicas que a indústria vem passando, as atividades braçais têm se tornado cada vez mais específicas, abrindo espaço para que os equipamentos sejam inseridos nos processos e cumpram o papel de facilitar as operações. 

Os contadores são parte desse avanço, já que executam o papel de contagem otimizando tarefas que antes levariam muito tempo, e reúnem informações estatísticas de grande importância. 

São muitos os tipos de contadores existentes que podemos encontrar na indústria, uma vez que as necessidades são diversas. Hoje vamos falar de dois deles, os contadores eletrônicos e eletromecânicos. 

Continue a leitura para descobrir as principais diferenças entre esses dois contadores da Veeder-Root!

Como saber se a sua linha de produção precisa de um contador Veeder-Root

Entender a necessidade dos contadores Veeder-Root pode ser um desafio, mas existem algumas dicas que podem te ajudar a descobrir se os contadores eletrônicos e eletromecânicos são ou não de grande valia para o seu chão de fábrica. 

– A sua operação atual tem exigido alta capacidade de contagem? 

– A precisão nos dados da contagem tem deixado a desejar? 

– O processo de contagem atual tem onerado custos por ser demorado e impreciso? 

Talvez seja o momento de conversar com um especialista.

Existe diferença entre o contador eletrônico e o contador eletromecânico?

Seja para contar a metragem dos tecidos utilizados nos processos de tecelagem ou medir o metro de cabos em estandes de bobinas e máquinas, os contadores cumprirão muito bem a sua função. 

Enquanto o contador eletromecânico combina a precisão e a resistência, funcionando até mesmo sem a presença de energia elétrica, o contador eletrônico oferece diferentes informações através das suas telas em LED ou LCD, e com alta capacidade de contagem e precisão. 

Os contadores eletromecânicos séries 7790 e 7791 TROJAN, por exemplo, estão disponíveis em até quatro formas de montagem. Eles são versáteis e alimentados por diversas faixas de tensão, alternada e contínua. Apesar do seu excelente desempenho e confiabilidade, esses contadores possuem um custo-benefício mais acessível. 

Já o VersaCount 48 x 48 mm é o contador mais versátil disponível no mercado. Ele tem as funções de contador, temporizador, tacômetro, conta-metro, indicador de posição e controle de corte, entre muitas outras características. Muito indicado para quem precisa de versatilidade, esse contador eletrônico Veeder-Root apresenta a precisão de 1 para 10 milhões e um assistente de programação pioneiro. Além do seu display de fácil leitura, ele também possui botões para operar. 

Em resumo, os contadores eletromecânicos são mais compactos em suas funções em comparação aos contadores eletrônicos, mas ambos cumprem muito bem as suas funções. 

Qual é o impacto dos contadores em uma operação?

Como você já sabe, apesar das suas diferentes características, os contadores otimizam os processos de contagem nas linhas de produção de forma automatizada, diferente do que seria no processo de contagem 100% manual. 

Com a precisão que esses equipamentos oferecem, podem reduzir custos de mão de obra, garantir mais controle sobre os processos, economizar tempo e fornecer dados cada vez menos vulneráveis a erros humanos, além de promoverem o aumento da produtividade.

São muitos os modelos e as propostas disponíveis no mercado e para entender exatamente qual seria o melhor contador para a sua aplicação, o ideal é conversar com um especialista. Conte com a Veeder-Root para te auxiliar nesse desafio.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email