O futuro da indústria no Brasil está mudando: a sua empresa está pronta?

Como a indústria no Brasil está mudando e quais as vantagens para as empresas que estão acompanhando essa mudança? Descubra como a tecnologia tem transformado os processos industriais e saiba se a sua empresa já está pronta.

Desde 1765, quando os primeiros passos foram dados na jornada de transformação das indústrias, grandes conquistas foram alcançadas. Portanto, é verdade que a tecnologia trouxe muitos ganhos, mas para chegarmos até aqui, foi necessário avançar gradativamente. 

Esses avanços nos trouxeram ao momento em que estamos vivendo hoje: a tecnologia em todos os processos da cadeia produtiva. Mas será que todos os setores já estão aproveitando o que essa mudança trouxe de bom?

Continue a leitura para saber mais a respeito!

Como era o cenário da indústria no passado

No início, a primeira revolução industrial foi marcada pelo uso da energia a vapor e pelo início dos processos mecânicos. Com a chegada das máquinas, foi possível perceber o ganho de produtividade. 

Foi só na segunda revolução que a eletricidade foi descoberta e a produção de linha de montagem pôde se estruturar. Essa época é lembrada pelas inovações capazes de diminuir o tempo de fabricação dos produtos. 

Já a terceira revolução industrial trouxe a automatização dos processos que antes eram mecânicos, e, nessa fase, uma enorme quantidade de tecnologia e informação jamais vistas, foram inseridas no processo de produção. 

Nesse momento, estamos vivenciando a quarta revolução industrial ou indústria 4.0, mas o mercado estima que cerca de 50% das empresas ao redor do mundo ainda operam na Indústria 2.0. Em qual fase a sua empresa está?

De que forma a tecnologia tem sido aliada aos processos industriais

Atualmente, com o aumento do acesso e ao consumo, é impossível imaginar o chão de fábrica sem o auxílio da tecnologia, já que ela tem impactado a cadeia produtiva por completo, desde a linha de produção até a gestão precisa das informações disponibilizadas. Tudo isso através de equipamentos desenvolvidos como solução de automação, para atender às principais dores de toda a cadeia. 

De acordo com a Confederação Nacional da Indústria, 54% das empresas com até três tecnologias integradas aos seus processos, já registram lucro igual ou maior que o período de pandemia. O índice cai para 47% nos processos mais analógicos, reforçando a sua importância na indústria.

Por essa razão, a presença da tecnologia está diretamente ligada ao crescimento dos negócios no mundo atual. Quem não se atualiza, acaba ficando para trás.

Quais são os ganhos ao investir em tecnologias e na indústria 4.0

A indústria 4.0 é a revolução que está acontecendo no presente momento. Ela veio para otimizar a forma como os processos acontecem, trazendo fontes renováveis de energia e a interconectividade com a presença da internet nas tecnologias, além de reforçar a importância da automação.   

Nesse contexto, redução de custos, economia de tempo, aumento da produtividade, mais precisão nas informações, decisões cada vez mais apoiadas por dados e análises, visibilidade dos dados, mensuração dos processos, segurança e eficiência na produção, são alguns dos principais ganhos dessa integração.  

A Veeder-Root tem ido de encontro a isso, oferecendo soluções em equipamentos cada vez mais completas, que contribuem para o melhor andamento dos processos industriais. Um exemplo disso é o Contador VersaCount 48 x 48 mm da Veeder-Root, com a maior frequência de contagem disponível na indústria. Na versão XP, pode ser programado via conexão Ethernet ou via USB! 

As funções de contador, temporizador, tacômetro, conta-metro, indicador de posição, controle de corte e lote ou comprimento, fazem desse equipamento o mais versátil do mercado. 

Saiba mais sobre como a Veeder-Root pode otimizar o seu processo industrial clicando aqui.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Categorias