Qual é a utilidade dos Hubodômetros da Veeder-Root?

Saiba o que é um Hubodômetro, descubra como ele funciona, e aprenda sobre as vantagens de utilizar esse dispositivo para o controle da quilometragem percorrida por carretas e reboques. Confira!

Se você é proprietário de uma empresa de transporte ou gerente de frota, sabe o quão importante é manter o controle preciso da quilometragem percorrida pelos seus veículos. E é aí que entra o Hubodômetro, um dispositivo que pode ser mecânico ou digital, usado para controlar com precisão a distância percorrida por carretas. 

Além de monitorar o desempenho dos veículos, o Hubodômetro também permite uma manutenção preventiva eficaz, contribuindo para a eficiência operacional e a rentabilidade da empresa de transporte. Mas você sabe como isso funciona, na prática?

Neste artigo, vamos explorar o funcionamento e as vantagens dos Hubodômetros e apresentar dois modelos disponíveis na Veeder-Root, que oferece operação confiável e durável há mais de 100 anos nos Estados Unidos e agora têm estoque local no Brasil. Continue a leitura!

O que é um Hubodômetro

Os Hubodômetros são dispositivos usados para controlar com precisão a quilometragem percorrida por carretas e reboques, permitindo um controle preciso do desempenho dos veículos e uma manutenção preventiva eficaz, o que contribui para a eficiência operacional e a rentabilidade das empresas de transporte.

Esses dispositivos são essenciais para o controle de desempenho de veículos comerciais, como carretas, pois ajudam a monitorar com precisão a quilometragem percorrida em cada viagem. Além disso, são uma ferramenta importante para manter a manutenção preventiva, alertando os motoristas quando é necessário realiza-la com base na quilometragem percorrida.

Como um Hubodômetro funciona?

Agora está claro que o Hubodômetro é um dispositivo indispensável para o acompanhamento e gerenciamento da distância percorrida pelas carretas dos caminhões. Mas como ele opera?

O Hubodômetro é acoplado ao cubo da roda da carreta, uma vez que o cavalo, isto é, a parte frontal do caminhão, já conta com um medidor no painel que exibe a quilometragem percorrida.

A demanda por um Hubodômetro decorre do hábito usual das frotas em alternar cavalos e carretas. Quando a carreta é desconectada do cavalo, a única maneira de determinar a quantidade de quilômetros rodados por ela é através de um Hubodômetro fixado em uma das rodas.

 

 

Os Hubodômetros, como os fabricados pela Veeder-Root, oferecem funcionamento preciso e durável, iniciando o registro das distâncias percorridas imediatamente após a instalação. Esse equipamento apresenta diversas vantagens, como:

  • Registro inviolável de distâncias percorridas: o Hubodômetro garante a precisão na contagem dos quilômetros rodados, evitando fraudes ou alterações nos dados.
  • Medição independente mesmo com a troca frequente de cavalos: o instrumento permite acompanhar a quilometragem específica da carreta, independentemente de quantas vezes ela seja acoplada a diferentes cavalos.
  • Acesso ao período exato das manutenções: com o controle preciso da quilometragem, é possível programar as manutenções preventivas e corretivas de maneira eficiente, evitando problemas mecânicos e aumentando a vida útil da carreta.
  • Mais segurança com o controle preciso dos pneus: o Hubodômetro ajuda a monitorar o desgaste dos pneus e determinar o momento certo para sua substituição, garantindo maior segurança nas estradas.

Em resumo, o Hubodômetro é uma ferramenta indispensável para as frotas de caminhões, proporcionando maior controle, eficiência e segurança na gestão das carretas e suas manutenções.

Conheça os 2 modelos de Hubodômetro da Veeder-Root

  1. Hubodômetro Mecânico Veeder-Root Veeder-Root Série 777

O Hubodômetro Mecânico Veeder-Root é um equipamento que há mais de 100 anos é fabricado nos Estados Unidos e tem estoque local no Brasil. 

Ele é instalado diretamente no eixo do veículo, registrando movimentos em qualquer sentido. 

Esse equipamento é robusto e sua operação é confiável em todas as aplicações. Seu invólucro é construído em zinco fundido, hermeticamente selado e preenchido com gás inerte. Além disso, conta com um anel de vedação dupla que o protege contra a umidade em qualquer ambiente. Para selecionar a proporção adequada, é necessário considerar o perímetro de rolamento do pneu montado no mesmo eixo em que o Hubodômetro será instalado. 

Com sua tecnologia mecânica, o Hubodômetro Mecânico Veeder-Root oferece uma operação robusta e confiável em todas as condições.

  1. Hubodômetro Digital Veeder-Root RT-1000

Já o Hubodômetro Digital da Veeder-Root é uma tecnologia eletrônica que permite utilizar apenas um modelo para qualquer eixo rotativo, independentemente do tamanho do pneu. 

Com a sua instalação direta no eixo do veículo, ele registra movimentos em qualquer sentido, oferecendo a mesma robustez e tradição da versão mecânica fabricada há mais de 100 anos nos EUA. 

A grande vantagem dessa nova versão é a sua programação, que é realizada pelo usuário com um pequeno imã já incluso. Com ele, é possível definir a relação, unidade de distância (milhas, km, acres, hectares) e até mesmo um valor inicial personalizado, tornando-o um equipamento altamente customizável para as necessidades de cada usuário.

Onde comprar?

A Veeder-Root Contadores trabalha com parceiros de distribuição cuidadosamente selecionados e treinados para nos permitir oferecer aos clientes um serviço de primeira classe em nível local. Se for o seu caso, o seu pedido será submetido a um parceiro de distribuição que irá acompanhá-lo em nosso nome. Entre em contato conosco através do nosso formulário de contato ou fale conosco através do WhatsApp disponível no nosso site e tire todas as suas dúvidas. 

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

Categorias